sábado, 5 de dezembro de 2015

UPDATES | Berlim - Alemanha

Quanto tempo, não? Pois é... Hoje me deu uma saudade muito grande de dar uma blogada no "meu cantinho", então aqui estou- E trago atualizações direto da Alemanha.
Amanhã eu completo a minha segunda semana aqui, já que cheguei no domingo retrasado. Na última semana eu tinha filmado um breve vlog resumindo algumas coisas e eu pretendia postá-lo...mas como sempre, isso não aconteceu por motivos de: não consigo gostar do que gravo nunca.
Enfim. Ainda sobe a primeira semana, posso dizer que foi um pouco complicada. Acho que o meu maior problema nos primeiros dias foi a locomoção e em segundo lugar o idioma. O frio me pegou nos primeiros 2 dias, mas depois disso "aprendi" com o trauma como me vestir no inverno da Europa. 
A respeito das complicações na locomoção, acho que isso se deve principalmente ao lugar onde estou morando... Um tanto quanto distante das áreas centrais, moro num lugarzinho chamado Bohnsdorf (15 min da estação Grünau do S Bahn) que é basicamente uma área florestal com casas e jardins. O lugar é muito bonito (no fim do post algumas fotos) mas todos os dias gasto cerca de 1:45 com transporte. A boa notícia é que moro bem no Leste de Berlim, ex lado Oriental do muro, ou seja- muita história e cultura nos arredores, além da cena alternativa presente nos bairros vizinhos.

Depois de muito perrengue me perdendo por aqui, essa segunda semana eu finalmente estou começando a me sentir em casa e bastante familiar com tudo. Uma das poucas coisas que ainda não me acostumei é o fato de anoitecer às 4h da tarde e isso é realmente muito estranho. No Brasil nós temos essa noção de quando escurece é "hora de ir para casa" porque tudo parece ficar mais perigoso, deserto e bizarro. Porém aqui realmente não há nenhum perigo em virar a noite pelas ruas sozinha fazendo-se sabe lá o que. Por mais que não haja um ser vivo e seja uma completa escuridão, em perigo você não está... E isso é maravilhoso.

Agora sobre a questão da língua, posso dizer que já aprendi muita coisa mesmo em muito pouco tempo. Estou fazendo um curso intensivo de Alemão e esse é o motivo principal da minha viagem. Estudo 5h por dia, todos os dias, no Eurocentres e o resto é por minha conta em casa. É bem cansativo sim, mas o curso está de parabéns. Eu que não sabia praticamente nada já estou me virando com a língua.

De forma geral, só posso dizer que Berlim é um lugar maravilhoso. Não sinto muita diferença cultural na verdade, e me sinto um tanto quanto em casa. As pessoas são reservadas, educadas e respeitosas, mas não quer dizer que sejam frias. O senso de humor alemão é sarcástico e por isso muitos rotulam esse jeito que eles tem. O único problema meu em relação os Alemães é que grande parte não fala Inglês.. na verdade a maioria. Por isso muitas vezes é complicado realizar coisas básicas no meu dia a dia, como por exemplo comprar algo na farmácia.

Fora isso, ainda tenho muito o que fazer por aqui. Provavelmente a próxima semana será reservada à visitação dos mil maravilhosos museus que tem aqui. Já andei visitando um ou outro, mas o que estou realmente anciosa para conhecer é o museu da DDR. Fora outro museu no Kulturforum que está tendo uma exibição do Egito Antigo, que eu preciso ir! <3

Enquanto isso, sigo meus dias me perdendo e aventurando por aí, me enrolando no alemão e sobrevivendo à base de restaurantes turcos e Kebaps. 
Até a próxima,
Ariel



8 comentários:

  1. Começa a vlogar. Seria maravilhoso você fazer videos. No começo vc acha estranho mesmo, mas depois se acostuma com a câmera. Amo esse blog. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Mas a idéia é muito estranha... Simplesmente não consigo, sempre parece sair forçado :(
      Queria mesmo poder agilizar tudo em vídeos...

      Excluir
  2. Essa sensação de estar fora de perigo a noite é uma das coisas que mais gostaria que o br fosse parecido com a Alemanha, amo sair a noite, mas quase sempre é impossível :\
    Libera o vlog \o/ fiquei curiosa pra conhecer um pouco mais a Alemanha pelo seu ponto de vista :D
    bjoo lindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Aqui é tão tranquilo que parece de mentirinha... Ah, paraíso mesmo!
      Bjo :*

      Excluir
  3. Que legal! uero mais detalhes de sua viagem.
    Poder andar de noite sem preocupações deve ser muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que sonho Riel! Tira muito mais fotos que quero ver tudo! *-* Logo, logo, já estará hiper adaptada e só fazendo invejinha prazamiga brasileira aqui! ^^ Beijão!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo... *---*
    Morro de vontade de conhecer a Alemanha. Quem sabe um dia... ^^
    E que bom que o curso é ótimo e você já aprendeu bastante coisa. Uma pena mesmo quase ninguém falar inglês por aí. Facilitaria bastante...
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Me deliciando aqui,pq eu sou apaixonada pela Alemanha,nunca tive a oportunidade de ir,mas sinto muito carinho.
    fico imaginando escurecer as 16:00 <3 que alegria,que delícia deve ser poder passear tranquilamente,diferente daqui né?
    "As pessoas são reservadas, educadas e respeitosas, mas não quer dizer que sejam frias."é oque eu gosto,é o que eu sempre digo,mas as pessoas aqui parecem que ficam meio bravas por eu gostar e achar isso,rs parece ser uma afronta,mas não é,apenas gosto muito e adoraria morar lá.
    bjos

    ResponderExcluir